Você está aqui: INPE / Pós-Graduação / AST / Saiba Como Ingressar

Saiba Como Ingressar

Publicado Por: INPE
Última Modificação: Out 29, 2021 09h54

Os candidatos aos cursos de pós-graduação em astrofísica (PG-AST) do INPE deverão possuir formação superior, preferencialmente nas áreas de astronomia, física, matemática, computação ou engenharia.

As inscrições para o mestrado devem ser efetuadas entre julho e outubro para ingresso no 1º período do ano subsequente. As inscrições para o doutorado podem ser efetuadas três vezes ao ano. Os interessados devem consultar o calendário acadêmico que apresenta as datas certas para cada ano e período.

A documentação para inscrição é:

  • Formulário de Inscrição (que é criado automaticamente ao se preencher todas as abas do ambiente online de inscrição)
  • Curriculum Vitae
  • Histórico escolar de graduação
  • Histórico escolar de mestrado (para candidatos ao doutorado)
  • Cópia da dissertação de mestrado (para candidatos ao doutorado que já tenham finalizado o mestrado)
  • 3 cartas de referência
  • 1 foto 3 x 4
  • Para a inscrição no doutorado, o candidato deve também apresentar um projeto de até 5 páginas sob supervisão de um docente permanente do PG-AST. A anuência do orientador com a orientação e com o projeto deve ser comprovada ou por assinatura no projeto de pesquisa ou por uma carta a ser incluída na inscrição.

O primeiro passo para a inscrição é realizar um cadastro no site do INPE. Para usuários internos do INPE, existe a facilidade de utilizar o Login Institucional ao invés de realizar um cadastro. Para isso, basta acessar o link "Inscrição para Pós-Graduação" disponível abaixo.

Após realizar o cadastro no site do INPE, providenciado os itens obrigatórios e analisado as informações adicionais, a inscrição para os cursos de Pós-Graduação (mestrado ou doutorado) podem ser feitas através do link:




Processo de seleção

A seleção dos candidatos se dá através de:

  1. Análise da documentação apresentada.
  2. Prova escrita de Física (veja exemplos de provas, Prova1Prova2, Prova3Prova4, Prova5, Prova6, Prova7).
    A Bibliografia sugerida para a prova encontra-se no final desta página.
  3. Arguição oral.

Como a PGAST-INPE faz parte do Exame Unificado de Física (EUF), o resultado desse exame poderá ser também considerado. Entretanto, isso não dispensa o candidato de realizar a nossa prova escrita.

O exame de física para a seleção dos candidatos para ingresso no primeiro período de 2022 ocorrerá em 06 de dezembro de 2021, segunda-feira, às 8h00 na sala 36 do Prédio CEA I do INPE em São José dos Campos. As entrevistas ocorrerão no dia 08 e 09 de dezembro de 2021, quarta-feira e quinta-feira, em horário a ser divulgado aos inscritos. Caso você realize sua inscrição e não receba um email com informações sobre o processo até o dia 04 de novembro de 2021, entre em contato com
pg.ast
.

CANDIDATOS DE REGIÕES DISTANTES DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP)
Existe a possibilidade de aplicação da prova de Física nas universidades daqueles candidatos que residem em regiões distantes da sede do INPE (São José dos Campos, SP). Nesses casos, a arguição oral é realizada via internet. No entanto, não podemos assegurar isso em todos os casos. Os inscritos serão comunicados sobre essa possibilidade após a data do término das inscrições. 

CANDIDATOS ESTRANGEIROS
Os Candidatos Estrangeiros podem usufruir do Convênio de Pós-graduação - PEC-PG da Capes.
Para mais detalhes consultem este link.



Bibliografia sugerida:

 
  • Fundamentos da Física I, II, III, IV (Halliday e Resnick)
  • Curso de Física Básica I, II, III e IV (H. M. Nussensveig)
  • Coleção Física 1, 2, 3, 4 (Adir M. Luiz)
  • Física Conceitual (P. Hewit)
  • Física: um curso universitário (M. Alonso e E. Finn)