Pesquisas do ELAT são fontes de pauta dos principais veículos de comunicação do Brasil, entre eles os jornais Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S.Paulo; as emissoras de TV Rede Globo, Rede Record, Globonews; as revistas Veja, Superinteressante, Época e Galileu;os portais G1, UOL, R7, Terra e IG e as agências de notícias BBC, Efe, France Presse e Fapesp.
Seus pesquisadores são frequentemente entrevistados: dr. Osmar Pinto Junior, coordenador do grupo, participou de diversos programas de TV, como Mais Você, Encontro com Fátima Bernardes e Programa do Jô. Pinto Junior também é autor de artigos publicados em revistas nacionais.
Sergipe registrou um total de 2.298 raios entre dezembro de 2020 março último. Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a maioria dos relâmpagos foi registrada em Poço Redondo: 197.
Descargas elétricas foram mais intensas em janeiro, quando ocorreram 1.605.O Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), divulgou ontem que no período de 21 de dezembro a 21 de março de 2021, espaço da estação verão, Sergipe registrou um total de 2.298 raios, no estado identificado como relampados.
Pandemia influencia na redução da poluição e na incidência de raios em SP
08/04/2021
Fala Brasil
O Brasil é o país com a maior incidência de raios do mundo: são, em média, 80 milhões de descargas elétricas por ano. Mas, durante a pandemia, cientistas do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) identificaram uma redução na quantidade de raios. A queda estaria relacionada à menor poluição atmosférica, que, entre março e abril de 2020, sofreu diminuição de 30% em São Paulo.
A pandemia de Coronavírus influenciou na incidência de raios no Brasil. Dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), mostram que em março somente 4% dos raios atingiram o solo. Em março de 2020 este percentual variou entre 40 e 63% de descargas que tocaram o chão.
Temporal: ES registra quase 60 mil raios em período de 24 horas
01/04/2021
A Gazeta
O temporal que atingiu o Espírito Santo nesta quarta-feira (31) teve quase 60 mil raios, além de chuva forte, ventania e granizo. Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 58.924 raios atingiram o estado entre 0h e 23h59 de quarta. Foram mais de 2 mil raios por hora. Dos 58.924 raios, 17.146 atingiram o solo.
O temporal que atingiu o Espírito Santo nesta quarta-feira (31) teve quase 60 mil raios, além de chuva forte, ventania e granizo.Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 58.924 raios atingiram o estado entre 0h e 23h59 de quarta. Foram mais de 2 mil raios por hora.