Pesquisas do ELAT são fontes de pauta dos principais veículos de comunicação do Brasil, entre eles os jornais Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S.Paulo; as emissoras de TV Rede Globo, Rede Record, Globonews; as revistas Veja, Superinteressante, Época e Galileu;os portais G1, UOL, R7, Terra e IG e as agências de notícias BBC, Efe, France Presse e Fapesp.
Seus pesquisadores são frequentemente entrevistados: dr. Osmar Pinto Junior, coordenador do grupo, participou de diversos programas de TV, como Mais Você, Encontro com Fátima Bernardes e Programa do Jô. Pinto Junior também é autor de artigos publicados em revistas nacionais.
Presidente Prudente e Dracenas registram mais de mil raios em 2021
11/01/2021
Fronteira Notícias
Calor e umidade provocam tempestades em pontos isolados no oeste paulista e ELAT/INPE aponta que mais de mil raios atingiram Dracena e Presidente Prudente desde o início do ano.
Em 2020, mais de 2.500 raios caíram sobre Cotia, mostram dados do Elat/Inpe
10/01/2021
Jornal Cotia Agora
Com a chegada da época de chuvas, são comuns dias com temporais de curta e grande intensidade, acompanhadas por trovoadas, raios e rajadas de vento.Por isso, é importante redobrar a atenção e se proteger dos raios, já que a descarga elétrica corresponde a cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico.Em Cotia, somente no ano de 2020, caíram 2.581 raios, segundo números divulgados pelo Elat – Grupo de Eletricidade Atmosférica, órgão ligado ao Inpe – Instituto de Pesquisa Espacial, com exclusividade ao Jornal Cotia Agora.
Incidência de raios quase dobrou no Brasil em 2020
09/01/2021
SBT Brasil
A incidência de raios quase dobrou no país em 2020, em comparação com o ano anterior, segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT/INPE). Foram mais de 120 milhões de registros, e um levantamento preliminar mostra que 57 pessoas morreram vítimas de acidentes com descargas atmosféricas. O Brasil é o campeão mundial em queda de raios, com a região norte sendo a mais atingida.
Incêndio causado por raio destrói área verde em Várzea Paulista
07/01/2021
G1 Sorocaba e Jundiaí
O Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou que 122 quedas de raios foram registradas na região de Jundiaí (SP) entre as 16h e as 20h de quarta-feira. Sendo que 50 destes raios tocaram o solo.
ELAT/INPE aponta aumento no número de raios para regiões do Brasil
05/01/2021
Jornal da Record
Estudo do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT/INPE) aponta que a incidência de raios entre primavera e verão aumentou em 50% na região norte e entre 10 e 30% nas regiões sudeste, nordeste e centro-oeste.